10 carros usados que quase não precisam de manutenção


.
Selecionamos 10 modelos conhecidos por causar poucas ou nenhuma dor de cabeça aos seus proprietários. É importante lembrar que, como em qualquer veículo usado, é fundamental verificar se o antigo dono preservou essa reputação.

Confira agora 10 carros usados que demandam pouca manutenção e farão com que você só precise visitar o mecânico para as revisões preventivas.

1. Honda Fit

A fabricante japonesa é conhecida por produzir carros que exigem pouca manutenção, e o Fit é um exemplo disso. Aqueles que possuem – ou já possuíram – esse monovolume não conseguem abrir mão do modelo, especialmente agora que a sua produção foi encerrada em 2021.

Independentemente da geração, seja com motor 1.4 ou 1.5, o Honda Fit é um carro reconhecido por sua confiabilidade e durabilidade. No entanto, é importante ficar atento a possíveis folgas nas válvulas e nos componentes da suspensão, já que o Fit possui uma calibragem mais rígida e pode ter dificuldades nas condições das estradas brasileiras.

2. Fiat Palio Fire

O nome Fire passou a identificar as versões mais "básicas" do Palio a cada reestilização, conferindo ao hatch um caráter bem simples. No entanto, desde sua primeira geração em 1996, o carro da marca italiana é conhecido por sua robustez e está entre os usados que exigem pouca manutenção.

No caso do Palio, é importante ficar atento ao corpo de borboleta, ao estado das bobinas de ignição e ao desgaste das bielas do sistema.

3. Toyota Etios

O Etios nunca se destacou pelo design, mas sua mecânica é quase impecável. O compacto preservou a qualidade mecânica e de construção característica de outros modelos da Toyota, tornando-se uma opção de usado que demanda pouca manutenção.

Produzido de 2012 a 2022, nas versões hatch e sedã, o modelo raramente vai à oficina, seja com motor 1.3 ou 1.5. No entanto, um problema que pode ser preocupante está relacionado ao sistema de embreagem.

4. Nissan March

Mais um modelo de marca japonesa conhecido por exigir pouca manutenção. Além disso, o hatch tem uma boa reputação em relação ao custo das revisões na rede autorizada.

O March foi oferecido no Brasil com motores 1.0 e 1.6. Fique atento apenas a possíveis problemas no conjunto da embreagem e no trambulador do câmbio.

5. Volkswagen Gol

Uma parte significativa do sucesso do Gol, que o tornou o veículo mais vendido do país por quase 30 anos, está em sua robustez. Mesmo nas versões mais recentes, o compacto mantém a reputação de ser um carro resistente e com baixa necessidade de manutenção.

Isso é ainda mais verdadeiro para o G3, que foi comercializado durante quase toda a década de 2010, e para a segunda geração, que adotou a plataforma do Fox.

O motor 1.0 EA 111 é conhecido por sua durabilidade e facilidade de manutenção. No entanto, é importante ficar atento à versão VHT, que apresentou problemas de lubrificação.

6. Chevrolet Onix

A General Motors tentou replicar o sucesso do Gol e conseguiu. O Chevrolet Onix começou sua trajetória no Brasil com os conhecidos motores da Família I, que oferecem baixo custo de manutenção e raramente precisam de reparos.

Não é surpresa que o hatch tenha sido o modelo mais emplacado no Brasil por cinco anos e continue figurando entre os mais vendidos. Apenas fique atento a problemas mais recorrentes no atuador de embreagem.

7. Hyundai HB20

O compacto chegou ao Brasil não apenas com um design ousado. Apesar de sua variedade de motores e versões, o HB se consolidou no mercado pela sua confiabilidade mecânica.

Com revisões a preços acessíveis e um projeto que facilita a manutenção, ele se tornou um dos carros usados que raramente precisam ir à oficina. O único problema mais comum é a trepidação excessiva nos pedais do freio.

8. Renault Sandero

Ao lançar o Sandero no Brasil em 2007, a Renault destacou a manutenção simples e econômica, assim como fez com o Logan, que compartilha a mesma plataforma. Até hoje, no segmento de usados, o hatch compacto mantém essa reputação, tanto nas versões com motor 1.0 quanto 1.6.

Entretanto, é importante prestar atenção especial aos motores 16V, pois suas correias costumam apresentar desgaste precoce.

9. Fiat Strada

A picape é conhecida por ser versátil e também por exigir pouca manutenção, mesmo após quase 30 anos e com uma grande variedade de conjuntos mecânicos.

Com uma suspensão robusta e um nível de construção que não demanda muitas revisões além das preventivas, ela se destaca nesse aspecto. No entanto, é importante ficar atento à embreagem e a possíveis vazamentos no cilindro mestre. Para as unidades com o motor 1.8 da GM, verifique o corpo de borboleta.

10. Toyota Corolla

O Corolla não poderia ficar de fora de uma lista de carros usados que exigem quase nenhuma manutenção. Essa confiabilidade mecânica acompanha o modelo desde 1998, quando começou a ser produzido no Brasil.

Os motores 1.8 e 2.0 são reconhecidos por sua durabilidade, reforçando a reputação de carro inquebrável que o Corolla construiu ao longo dos anos. Além disso, é comum que os proprietários do sedã sejam cuidadosos com as revisões, aumentando as chances de encontrar um usado que realmente demande pouca manutenção.

Na geração atual do Corolla, no entanto, é importante prestar atenção nos rolamentos dianteiros.

Nenhum comentário